Sobre Patu

O município de Patu fica situado na microrregião serrana do Rio Grande do Norte, uma zona de agricultura e pecuária, que no início da colonização estava ligada ao ciclo dos currais. Os primeiros habitantes da região foram os índios Cariris. O topônimo Patu tem duas versões para sua origem.

Na primeira, conforme contos populares, dois irmãos tinham seus terrenos próximos ao pé da serra. Certo dia um disse ao outro: "Quando eu morrer isto aqui fica PA-TU". Desde então o nome do lugar ficou conhecido como Patu. No entanto, a versão mais aceita é a segunda. Para o historiador Câmara Cascudo, Patu significa lugar de terra alta em tupi, sendo esta a denominação que os índios Cariris utilizavam para identificar o local.

Image

Porque Patu?

Alguns anos atrás Fernado Pradi teve acesso a uma reportagem da revista 'Air Magazine', que falava sobre um vôo no sertão nordestino de 1.070km, a bordo de um planador.

O vôo em questão foi realizado por Thomas Milko, com decolagem em Currais Novos/RN e pouso em Balsas/MA, obtendo o recorde brasileiro de vôo em planador. A matéria chamou a atenção de Fernando, que começou a pesquisar picos de vôo na região e a alimentar a idéia de uma expedição caça-recordes de parapentes.

A primeira ação foi entrar em contato com Thomas, para obter maiores informações sobre a região do vôo e sua topografia. Nesta conversa Thomas mencionou a Serra de Martins, que havia sobrevoado, onde imaginava haver alguns bons picos para a prática do vôo livre. O segundo passo foi pesquisar na Internet informações sobre a região, no sudoeste do estado do Rio Grande do Norte, assim como as regiões 'próximas', como o sul do Ceará e o centro do Piauí, que também aparentavam ter boas condições climáticas para aventura.

Analisando a região chegou-se ao nome de Patu, que não fica exatamente na Serra de Martins, mas pareceu ter uma boa estrutura e condições climáticas para o vôo. Por último Fernando teve acesso a um estudo Norte Americano, que mostrava a grande evaporação existente na região, uma das mais altas do Brasil. A evaporação é princípio básico para o vôo-livre, já que a partir dela se formam as térmicas, massas ascendentes de ar quente, que sustentam o vôo. Era a informação que faltava para se ter a certeza de que Patu era a cidade ideal para sediar a Expedição Nordeste.


SOL Paragliders :: Rua Walter Marquardt, 1180 - Rio Molha - Caixa Postal 370
Cep 89259-700 - Jaraguá do Sul/SC - Brasil - FONE: 55 (47) 3275-7753 - FAX: 55 (47) 3370-7114